Dicas de Londres: London Markets

Camden Town, Portobello Road e Convent Garden são bem conhecidos de quem visita a cidade. Mas há outros mercados menos conhecidos porém muito bacanas. Com diferentes estilos , estão ao ar livre ou dentro de prédios no centro. Frequentados por diferentes “tribos”- modernos, naturebas, fashionistas e músicos – eles são ótimas opções para comer bem, badalar e descobrir novos designers.

  • BACKYARD MARKET (alternativo charmoso)

Fica na Brick lane, novo reduto de jovens alternativos. Fica ao ar livre, do lado do The Old Truman Brewery – prédio de tijolinhos que funciona ma cervejaria -, o mercado reúne nos finais de semana novos designers e artistas em início de carreira. A marca de streetwear Chronicles clothing, com camisetas, jaquetas e calças coloridas e estampadas é um dos hits. Outro destaque é a estilista Heidi Mottram, formada pela Central Saint Martin – mesma faculdade de Stella McCartney e Alexander McQueen. Depois de trabalhar com Vivienne Westwood, ela abriu o próprio negocio, especializado em couro de peixe, com foco em acessórios e casacos. No mercado encontramos também lojinhas de decoração com inspiração vintage.

www.backyardmarket.co.uk

91, Brick Lane

Sabados das 11hs às 18hs e domingos das 10hs às 17hs.

images

  •  BOROUGH MARKET (reduto gourmet)

É o mercado mais antigo da cidade, fica ao lado da London Bridge e nasceu no século 13 como comércio de peixes, grãos e vegetais. Ao longo do tempo, ampliou o leque de produtos, mas se manteve como um mercado de gastronomia. Há dez anos, passou por uma revitalização e ganhou restaurantes como Feng Sushi (especializado em peixes europeus). Vale a pena conhecer o Bedale, casa de vinhos bem charmosa, com décor aconchegante. Já na Konditor & Cooks, encontramos brownies deliciosos. O Borough Market é o lugar ideal para comprar especiarias, ingredientes frescos, nacionais e internacionais. Para quem vai almoçar, ou tomar um chá, a dica é ir degustando tudo que for oferecido até chegar nos restaurantes do mercado.  “It’s a place where people to come to discover the tastes, aromas, textures and colours that only fresh, seasonal food can offer”.

www.boroughmarket.org.uk

8, Southwark Street (metro: London Bridge Station)

Aberto para almoço: segunda a quarta-feira das 10hs às 15hs

Mercado completo: Quinta-feira das 11hs às 17hs, Sexta-feira das 12hs às 18hs e Sábados das 8hs às 17hs.

Índice   boroughs

  •  BROADWAY MARKET (comer bem e décor vintage)

Fica em Hackney, bairro hypado desde que foi escolhido como sede das olimpíadas de 2012. Fundado em 1888, é um mercado de rua com mais de 100 expositores e é muito frequentado pelos ingleses. Lá encontramos barracas de frutas, pães frescos, bolos, tortas, queijos, doces vegan, além de azeites italianos de pequenos produtores, com bons preços. Os hambúrgueres feitos na hora são deliciosos, em especial o de carne de cordeiro com menta. Além da parte gastronômica, há boas opções de lojinhas de décor vintage, acessórios rocker e um bom brechó com roupas da década de 80 e 90.

www.broadwaymarket.co.uk

10, Croston Street – E8 4QJ (metro: Bethnal Green)

Sábados das 9hs às 17hs.

Broadway-Marketbroadway

  •   OLD SPITALFIELDS MARKET (moda, música e arte)

Localizado em East End, bairro jovem e lançador de estilo street, é muito popular e coberto, abre todos os dias, menos aos sábados. O prédio de tijolinhos é bem charmosos e vale a visita. Na terceira sexta feira do mês tem um show musical no centro do mercado. Todas as sextas o estoque é renovado. Além de moda, música e arte, tem opções gastronômicas como queijos, petiscos e pães preparados na hora. A marca Lulu London é um dos destaques, com casacos e sobretudos de lãs muitos macaquinhos. Na Slightly Scarlet há chapéus espalhafatosos e divertidos – uma versão mais acessível do escêntrico Philip Treacy. Também é possível encontrar lojinhas de décor , como a de Eliza Joan, que vendem almoçafadas coloridas de crochet.

www.visitspitalfields.com

16, Horner Square

Segunda a sexta-feira das 10hs às 16hs e domingos das 9hs às 17 hs.

oldOld-Spitalfields-Pic2

  • VENN STREET MARKET (orgânicos)

Pequeno mercado em Clapham, bairro ao sul da cidade, ganhou fama com seus produtos orgânicos e de origem certificada. Apesar de ser pequeno (um quarteirão) a variedade é grande. Há pães artesanais, chocolates, pestos italianos, mel da Normandia, sucos de maçãs naturais e até vinhos orgânicos (mportados do Canadá e Estados Unidos). Os frequentadores, normalmente ingleses, saem de lá cheios de sacolas e seguem para um piquenique no parque Clapham Common, que fica bem ao lado.

www.vennstreetmarket.co.uk

Venn Street, SW4

Sábados das 10hs às 15hs e domingos das 12hs às 17hs.

  • SUNDAY UP MARKET (para um chá da tarde)

É um mercado moderninho localizado na região de Brick Lane. Acontece ao ar livre e apenas aos domingos, com clima informal. Na Plane Clothing, marca britânica do designer Gerry Buxton, há t-shirts gráficas e com modelagem solta. As barracas de chá oferecem uma grande quantidade de sabores e acompanhamentos, como bolachinhas amantegadas e chocolates amargos.

www.sundayupmarket.co.uk

Ely’s Yard, The Old Truman’s Brewery

Domingos das 10hs às 17hs.

  • DOVER STREET MARKET (o lugar dos fashionistas)

É um mercado vertical com seis andares, criado em 2004 por Rei Kawakubo, fundadora a Comme des Garçons. O Dover se tornou uma das maiores concentrações do que é bacana na moda londrina, reunindo marcas consagradas como Yves Saint laurent e Lanvin e novos talentos, como o americano Gary graham e a sapateira inglesa Elena Dawson. Aberto todos os dias, pode até aprecer uma loja de departamentos, mas o modelo de negocio é deferente da tradicional Harrod’s: o ambiente é descontraído, as lojas tem décor contemporaneo e os vendedores não usam uniformes. As instalações sold o trocadas duas vezes por ano – como um mercao de rua, muda de “aparencia” conforme a estação – e há um café super bacana no último andar, o Rose bakery, uma mistura de casa de chás, lanchonete e empório.

www.doverstreetmarket.com

17, Dover Street

Segunda a quarta-feira das 11hs às 18:30; quintas aos Sábados das 11hs às 19hs e domingos das 12hs às 17hs.

  •  PORTOBELLO ROAD – NOTTING HILL

O maior mercado de antiquidades, onde encontramos desde lojas de decoração, até bolsas, acessótios, discos, roupas, etc. A parte vintage do mercado fica mais próximo da estação de Notting hill e no final do mercado encontramos verduras, frutas, bolos e queijos e também várias barraquinhas que fazem comida na hora.

Vale a pena conhecer e posso dizer que lá você encontrará de tudo.

www.portobelloroad.co.uk

Segunda a quarta das 9hs às 18hs, quinta das 9hs às 13hs, sextas e sabado das 9hs às 19hs.

portobelloroadhome

IMG_6576 IMG_6579

Espero que aproveitem as dicas!!!

Beijos!!